RALLY DAKAR: Uma data na história e o 121 lugar do piloto moçambicano

RALLY DAKAR: Uma data na história e o 121 lugar do piloto moçambicano

Gilberto Guibunda

Foi há 14 anos, isto é, num dia como este, 4 de Janeiro de 2008, que o Rally Dakar deixou de acontecer em África (concretamente no deserto de Sahara) justificada por instabilidade política em alguns países do continente. A opinião pública considera que desde então o Dakar mudou de face.

Ora, nas vésperas da realização da 30a edição do evento, é emitido um comunicado pela A.S.O. – Amaury Sport Organisation – a entidade organizadora do Dakar, com anuência do governo francês, a anunciar o cancelamento da competição devido, de acordo com a mesma fonte, a actividade terrorista no continente, sobretudo na Mauritânia, onde decorria mais de 60% do percurso do Rally Dakar. Dias antes, três turistas e quatro militares franceses foram vitimas do atentado terrorista reclamado pelo Al-Qaeda, o que precipitou a dura decisão. Há quem considera que o plano do Dakar sair de África era um plano há anos existente pelo que este acontecimento apenas serviu como gota de água.   

História para lá! O facto é que na 44a edição do Rally Dakar, que decorre desde o passado dia 01 de Janeiro, pela terceira vez consecutiva no Reino da Arábia Saudita, Moçambique tem um representante na mítica prova. Paulo Oliveira tem feito o impossível para valorizar esta presença histórica no encontro das nações na segunda maior competição do motorsport do mundo.

Nesta data histórica, 04 de Janeiro, Paulo Oliveira que cumpria a terceira etapa da prova, terminou a série de hoje em 121 posto, com o tempo de 03h52’57’’.  Com a etapa maratona cancelada, passando a etapa normal, viu-se encurtada em 100 km a etapa desta terça-feira, devido a inundações. A especial passou para 255 quilómetros cronometrados, percorridos em Al Qaisumah, que testemunhou a primeira vitória do português Joaquim Rodrigues Jr. da equipa da Hero Motorsport. O luso terminou a etapa com o tempo de 2h34m41s. O australiano Toby Prince da KTM e o norte-americano Skyler Howes da equipa da Husqvarna completaram o pódio.

Para esta quarta-feira, 5 de Janeiro, está reservada a quarta etapa, Al Qaisumah – Riade, numa especial de 465 km e deslocamento total de 707 km. O Dakar dirige-se para sul em direcção à capital Riade. Esta etapa contempla trilhos e dunas como uma secção rochosa quase na final.

Comments:


Imprimir   Email

Sobre a Moz AutoSport

O Mozautosport assume como uma das suas missões levar à parelha a emoção vivida no automóvel e racionalidade ao exercício noticioso. Dito isto, o Mozautosport tem a obrigação de produzir conteúdos noticiosos relevantes onde todos os principais intervenientes se revêem nele.

  • Proprietário: GMC – Comunicação & Imagem - Cidade de Maputo
  • Telefone:
  • +258842763554

Email:

agenda@mozautosport.co.mz | publicidade@mozautosport.co.mz| geral@mozautosport.co.mz