RALLY DAKAR: Veja o traçado do percurso, algumas Novidades, curiosidades, e o quarto dia de Paulo Oliveira em Jeddah

RALLY DAKAR: Veja o traçado do percurso, algumas Novidades, curiosidades, e o quarto dia de Paulo Oliveira em Jeddah

Gilberto Guibunda

Paulo Oliveira está a menos de 24 horas de se estrear na mítica prova, Rally Dakar 2022, que a partir de amanhã, dia 1 de Janeiro arranca em Jeddah, na Arábia Saudita, até ao próximo dia 14 do mesmo mês.

É a 44a edição desta que é a segunda competição do motorsport mais importante do mundo, depois, obviamente, da Fórmula 1. O percurso, de 8177 quilómetro, 4258 dos quais cronometrados, começa e termina na cidade do litoral, jeddah. O prólogo de amanhã, 1 de Janeiro, terá apenas 19 quilómetros.  Na capital do reino, Riade, está reservado o descanso antes da da chegada  a Ha’il, considerada a parte mais difícil do percurso, nas dunas do deserto arábico.

NOVIDADES

Depois de sucessivas discussões, finalmente o Dakar passa a fazer parte do calendário oficial do mundial de ralis off-road, da Federacao Internacional de Automobilismo, FIA, bem como da Federação Internacional de Motociclismo, FIM. Soltam também como novidades já nesta 44a edição o facto de se incluir a categoria T1-Ultimate, que é reservada para viaturas movidas a energia limpa, como hidrogénio. O objectivo é que no futuro a competição seja mais ecológica. Paralelamente, este Rally Dakar será a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Rally Cross-Country, competição sob égide da FIA, que vai passar por países como Marrocos, Espanha, Cazaquistão ou Abu-Dhabi.

LENDAS DA COMPETIÇÃO

Paulo Oliveira terá a única oportunidade de estar ao lado de grandes nomes do Dakar, quais Carlos Sainz (pai do actual piloto da F1, Carlos Sainz Jr., da Scudaria Ferrari) Nasser Alttiyah ou Stéphane Peterhansel, as maiores figuras de todos os tempos desta competição. A estes juntam-se o actual campeão das motos, Kevin Benavides, Matthias Walkner e Sam Sunderland, que venceram em 2018 e 2017, respectivamente.  

Hoje quinta-feira, portanto, um dia antes que antecede a grande abertura da prova, será um dia mais calmo para Paulo Oliveira que tem a sua KTM 450 afinadíssima e pronta para acção. Hoje também prosseguem as verificações técnicas e administrativas dos restantes pilotos que não foram abrangidos ontem.  

Comments:


Imprimir   Email

Sobre a Moz AutoSport

O Mozautosport assume como uma das suas missões levar à parelha a emoção vivida no automóvel e racionalidade ao exercício noticioso. Dito isto, o Mozautosport tem a obrigação de produzir conteúdos noticiosos relevantes onde todos os principais intervenientes se revêem nele.

  • Proprietário: GMC – Comunicação & Imagem - Cidade de Maputo
  • Telefone:
  • +258842763554

Email:

agenda@mozautosport.co.mz | publicidade@mozautosport.co.mz| geral@mozautosport.co.mz