Rodrigo Rocha mais destacado à vice-presidência da FIA para a Região-África

Rodrigo Rocha mais destacado à vice-presidência da FIA para a Região-África

Gilberto Guibunda

 É uma boa notícia para Moçambique e para o motorsport nacional. O presidente do Automóvel & Touring Clube de Moçambique, ATCM, Rodrigo Rocha está mais posicionado a assumir a vice-presidência da Federação Internacional de Automobilismo, FIA, para o Desporto, da Região África.

Para isto se efectivar, dependerá os resultados dos pleitos eleitorais à presidência do organismo máximo que tutela o automobilismo marcados para o próximo dia, 17 de Setembro. Dois candidatos concorrem para esta posição, sendo que o ATCM, com pleno direito a voto por ser a principal Autoridade Desportiva Nacional,  manifestou o seu apoio ao candidato asiático, Mohammed  ben Suleyem.

O convite formulado a Rodrigo Rocha para importante cadeira é resultado, segundo a o documento enviado à nossa redacção, o trabalho vistoso implementado pela direcção do clube da marginal desde que assumira a presidência do ATCM, em 2019, no qual se destacam, as formações de mais de 180 Comissários de pista, 10 directores de prova, médicos para assistência aos pilotos, etc. Paralelamente, contribuíram para esta candidatura o volume de provas realizadas no parque desportivo do clube, com grande montra a ser o Picanto Cup, principal realização dos últimos tempos.

Reagindo ao Mozautosport sobre esta candidatura, Rocha projecta os grandes objectivos a cumprir caso se cumpra este fito.

–“Os órgãos administrativos e directivos da FIA vão às eleições no dia 17 de Dezembro e, neste momento concorre duas listas. Uma está com um apoio expressivo por parte dos seus membros e é liderada pelo presidente das cinco regiões da Arábia Saudita, líderes mundiais do desporto automóvel. A pedido dele integrei esta mesma candidatura concorrendo para a posição de vice-presidente da FIA tendo o meu cargo, em caso de eleição, a Região Africa no panorama desportivo” disse Rodrigo Rocha assumindo este um grande desafio tendo em conta o que se está agendado a cumprir.

–“É um desafio. Temos muitas coisas a fazer para que este continente fique no mapa do mundo das principais competições do automobilismo, mormente, voltar a ter a Fórmula 1 em África. Já temos o WRC a passar por África, mas queremos provas dos mundiais em karting, de drifts, quilómetro de arranque, modificados, etc, a concorrerem para aquilo que é o espetro africano. É criar os alicerces para o automobilismo em toda África e não apenas para Moçambique. Mas, obviamente, que Moçambique nunca irá deixar de estar naquilo que é o nosso objectivo” concluiu.

Comments:


Imprimir   Email

Sobre a Moz AutoSport

O Mozautosport assume como uma das suas missões levar à parelha a emoção vivida no automóvel e racionalidade ao exercício noticioso. Dito isto, o Mozautosport tem a obrigação de produzir conteúdos noticiosos relevantes onde todos os principais intervenientes se revêem nele.

  • Proprietário: GMC – Comunicação & Imagem - Cidade de Maputo
  • Telefone:
  • +258842763554

Email:

agenda@mozautosport.co.mz | publicidade@mozautosport.co.mz| geral@mozautosport.co.mz